Certificação ISO 9001:2000 e ISO 14001

DICAS DE MANUSEIO DO ZÍPER
DICAS DE MANUSEIO DO ZÍPER
1 - Como melhorar o deslizamento do chassi (cursor)

O zíper deve abrir e fechar macio com o cursor deslizando suavemente. Se houver dificuldade em movimentar o cursor deve ser aplicado parafina ou "spray" lubrificante nos dentes, para diminuir o atrito entre os componentes. Com alguma movimentação a diferença será percebida.





2 - Como fechar bolsas e malas cheias

Fechar bolsas e malas super cheias sempre acaba sobrecarregando zíper, com possibilidade de danificar ou deslocar os elementos (dentes). O zíper deve ser fechado sempre aproximando bem os dois lados, e permitir que o cursor movimente sem esforço.






3 - Obstáculos no manuseio do cursor

A movimentação de zíper pode ter obstáculos conforme aplicação. Linhas ou mesmo as bordas laterais de roupas podem dificultar o movimento de abrir e fechar e forçar o cursor. Ao sentir o enrosco do cursor, volte-o lentamente, remova o obstáculo (linha, roupas, bordas, etc.) e feche vagarosamente.






4 - Vestir ou despir uma roupa

Ao vestir ou despir uma roupa (saia, calça, vestido) o zíper deve estar totalmente aberto. Ao vestir, antes de começar a movimentar o zíper, a roupa deve ser abotoada ou enganchada para evitar esforço nos dentes e nos terminais do zíper. Um zíper semi-aberto pode ser danificado com pouco esforço.



5 - Atenção ao passar ferro-elétrico:

Assim como os tecidos, os zíperes também tem temperatura máxima permitida para manter sempre bonito e durável. Esta temperatura é relacionada à matéria-prima utilizada, diferente para cada tipo de zíper. Ao passar o ferro , o zíper deve ser totalmente fechado, os puxadores deitados, e forrado com pano por cima para melhor conservação. A seguir, tabela básica de temperatura para ferro de 1,5 Kgf aplicado por 10 seg.:
Coil 150ºC
Invisível 160ºC
Vislon 130ºC



6 - Lavagem de roupas

Antes de lavar a roupa o zíper deve ser totalmente fechado e o cursor travado (deitado). Zíper aberto ou cursor com pino de trava exposto, pode danificar a roupa por atrito ou por esforços de torção. Atenção para detergente alcalino forte ou alvejantes clorados que podem destruir o zíper. Após a lavagem se o deslizamento não for macio, passe parafina ou "spray" lubrificante nos dentes (elemento)